Apresentação Educação

imagem-educacao-B
Na área de educação, sua proposta original foi a de acolher e amparar crianças órfãs e necessitadas, experiência concretizada através dos lares substitutos, que tentavam reproduzir, ao máximo, as condições de um lar normal, educando a criança e o jovem dentro de um clima familiar, principalmente nos aspectos afetivo e moral.

Em mais de 40 anos, cerca de 615 crianças e jovens residiram nos lares substitutos, até a emancipação. Posteriormente, a partir de 1987, uma nova filosofia educacional foi implantada, decorrente de uma necessidade de adaptar o trabalho da instituição à realidade social em que está inserida, alterando-se a estrutura de crianças residentes, visando a mantê-las no meio social em que nasceram, com a instituição trabalhando para mudar esse meio de onde procedem.

O médium Divaldo Franco, força vital e nervosa da instituição, presta comovente depoimento no livro Mansão do Caminho, 40 anos – Uma História de Amor na Educação, de autoria de Washington Luiz Nogueira Fernandes, publicado em 1992: “A Mansão do Caminho é a saga de uma grande realização”. Nascida no sentimento do mundo transcendente, desde o instante da percepção mediúnica até a atualidade, toda a sua é uma história de dedicação, sacrifício e amor. Por aqui têm passado corações abnegados e a Mansão do Caminho, em si mesma, é um testemunho de que o amor vige no coração da criatura humana e de que nós, dentro de nossa relatividade, amamos, procurando converter em ações as manifestações que existem em nós, numa demonstração da presença de Deus pulsando em nossos sentimentos. (…)

Agora, quando algumas centenas de jovens encontram o seu lugar ao sol, passando pela nossa Casa e emancipando-se, somente nos cumpre agradecer a Deus por todas as experiências, particularmente por aquelas que nos lapidaram para o exercício do bem e do dever. (…)

“Pelo amor, que gera a educação, tudo é possível, na edificação de uma sociedade justa, mais feliz no futuro, pela qual anelamos desde hoje.”

Atualmente, o Setor de Educação e Cultura abrange as seguintes escolas:

• Escola de Primeiro Grau Jesus Cristo, com 1012 alunos, convênio estadual;
• Escola de Educação Infantil Alvorada Nova, com 100 alunos;
• Escola Allan Kardec, com 374 alunos, convênio municipal.

Para atender os alunos da instituição e de escolas da comunidade, foi criada a Biblioteca de Pesquisas Escolares. Ali, os estudantes podem fazer consultas, pesquisas escolares, bem como tomar emprestados os livros para estudos. Além das obras destinadas à educação e à pesquisa, há muitos outros livros de assuntos diversos para momentos de descontração e lazer.