Creche A Manjedoura

d-destaque-creche-a-manjedoura-B
A creche A Manjedoura, tendo as palavras do Espírito Amélia Rodrigues como inspiração para suas atividades, acolhe, diariamente, às 7 horas, 150 crianças de dois meses a três anos de idade, com carinho e dedicação.

Seu trabalho consiste em alimentá-las cinco vezes ao dia, conforme a idade e a necessidade nutricional individual, banhá-las todas as vezes que se fizerem necessárias, vesti-las com roupinhas asseadas, controlar a nutrição e o estado de saúde física , tendo para tanto, no seu corpo de funcionários, uma pedagoga, uma assistente social, auxiliares de enfermagem, educadoras, nutricionista e duas médicas pediatras, fornecendo o medicamento ministrado na creche e doando-o para levarem para casa, proporcionando-lhes atividades recreativas e pedagógicas, incutindo-lhes noções de educação doméstica, hábitos de urbanidade, coleguismo, higiene pessoal e do ambiente onde permanecem, enfim, dando-lhes conhecimento pessoal e social, e conhecimento de mundo.

Ao mesmo tempo, através de reuniões periódicas e entrevistas pessoais, procura trazer os pais e, principalmente, as mães, para participarem deste trabalho que, se bem assimilado, permanecerá para toda a vida, transformando esses pequeninos seres em cidadãos úteis à sociedade e com possibilidades de crescerem física e moralmente.

Às 17 horas, as crianças são entregues aos responsáveis, levando para casa 05 pães, e, nos fins de semana, um farnel com os gêneros de primeira necessidade, principalmente o leite.

Funcionários e voluntários trabalham com harmonia e felicidade porque sabem que na creche estão construindo um futuro melhor para as crianças. “A Manjedoura” está edificada em dois pavimentos, com berçários, cozinha, lavatório, refeitório, banheiros, lavanderias, sala de recreação, enfermarias, solário (local onde as crianças brincam protegidas para receber a luz do Sol), sala de reunião para os pais, farmácia, sala de costura e toda uma estrutura de apoio, sempre respaldada por uma médica pediatra, uma assistente social e uma educadora.

Um projeto arquitetônico bem cuidado, apesar da simplicidade, reservou o pavimento térreo para o cuidado direto com as crianças e o pavimento superior para os serviços de apoio técnico e administrativo da creche.

É considerada, por quem a conhece e por técnicos que a visitaram, Creche-modelo pela excelência de suas instalações e pelo alto padrão de serviços que oferece.