O Projeto Manoel Philomeno foi criado no mês de maio de 1990, para dar apoio e treinamento aos integrantes da área mediúnica dos Centros Espíritas através de seminários, cursos e palestras.

A equipe atual é composta de José Ferraz, Nilo Calazans e João Neves. Contava também com o companheiro Geraldo Carvalho de Azevedo, afastado das atividades por motivos de saúde.

Sendo essas pessoas membros do mesmo Centro Espírita Caminho da Redenção, Salvador (BA) – convivendo no labor doutrinário diariamente no transcurso de 45 anos, ficou fácil desenvolver o programa e levá-lo adiante com excelentes resultados.

A denominação do empreendimento espírita como equipe harmônica adquiriu identidade própria e se propõe continuar oferecendo os serviços que vem executando há mais de 19 anos em prol da vivência e da educação mediúnica conforme as bases da Codificação Espírita.

A abrangência das suas atividades envolve reuniões mediúnicas, vivência mediúnica, terapias pelos passes, qualidade na prática mediúnica, desobsessão e atendimento fraterno ora reunidas em Obras literárias adicionadas pelos livros Passes: Aprendendo com os Espíritos e Estudando o Livro dos Médiuns, publicadas pela livraria Espírita Alvorada Editora, cidade de Salvador (BA).